O que é?

A fisioterapia pélvica é uma área da fisioterapia que se concentra na avaliação e tratamento de disfunções do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e tecidos que se estendem da base do osso púbico até o cóccix e suportam os órgãos pélvicos, como a bexiga, útero, vagina e reto. Esses músculos podem se enfraquecer devido a fatores como a gravidez, o parto, a menopausa e o envelhecimento.

A fisioterapia pélvica, como uma técnica não invasiva, pode ajudar a tratar vários problemas ginecológicos, incluindo incontinência urinária, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, entre outros.

O fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica utiliza técnicas específicas, como exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos do assoalho pélvico, biofeedback e estimulação elétrica para ajudar a melhorar a função desses músculos e reduzir os sintomas associados às disfunções do assoalho pélvico.

 

Benefícios

Pelo fato da fisioterapia pélvica ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar o controle da bexiga e do reto, há uma melhora na incidência de escape de urina, diminuindo os episódios de incontinência urinária.

As doenças ginecológicas que causam dor pélvica crônica, como endometriose, adenomioma e miomas podem ter diminuição das cólicas devido aos exercícios da fisioterapia pélvica.

Os exercícios de fortalecimento previnem o prolapso de órgãos pélvicos, causado por fraqueza ou lesão nos ligamentos, tecido conjuntivo e músculos da pelve, que afeta 1 a cada 11 mulheres no envelhecimento.

Além disso, a fisioterapia pélvica melhora a função sexual, auxiliando no aumento da lubrificação vaginal, aumentando as chances de orgasmo e diminuindo dor na relação sexual.

Na gestação e pós parto, a fisioterapia pélvica pode ajudar as mulheres a se prepararem para o parto normal, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico, e a se recuperarem mais rapidamente após o parto, o que reduz o risco de incontinência urinária e outros problemas pélvicos pós parto.

Todas as disfunções do assoalho pélvico podem ser significativamente melhoradas com a fisioterapia pélvica, melhorando a autoestima e confiança.

A fisioterapia pélvica pode ser uma opção de tratamento eficaz e não invasiva muito eficiente para problemas ginecológicos. Contudo, é importante procurar um fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica para garantir um tratamento seguro e eficaz. O fisioterapeuta irá avaliar e desenvolver um plano de tratamento individualizado para atender às necessidades específicas do paciente.