A saúde e o autocuidado estão intimamente ligados à autoestima. Cuidar da saúde reflete na qualidade de vida, e, consequentemente, na capacidade reprodutiva.
Se somos o que comemos, é fundamental que o pilar básico de autocuidado seja a dieta. Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres. A dica é descansar mais e desembalar menos. Assim, quanto menos alimentos industrializados, menos açúcar, menos sal, conservantes e corantes, melhor! Esses alimentos e bebidas são extremamente inflamatórios e predispõem a alterações do sistema reprodutivo, dificultando a gestação. O ideal é consumir uma variedade de alimentos naturais anti-inflamatórios e antioxidantes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Se há desejo de engravidar, é indicado aumentar a ingestão de alimentos com ácido fólico, como folhas verdes escuras, lentilhas, feijão, brócolis e ovos. Reduzir consumo de cafeína e álcool também é indicado na manutenção da saúde.
Outro pilar importante para a saúde é a realização de exercícios físicos de forma regular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos de 18 a 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana. Além disso, a OMS recomenda que adultos pratiquem exercícios de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana. Ou seja, que tal adicionar caminhadas e musculação na sua rotina?
A associação da dieta com exercícios certamente irá modificar todo o metabolismo e reduzir a obesidade, que é um fator importante para casais que pensam em manter a saúde reprodutiva. Afinal, a obesidade piora a qualidade seminal, diminui a ovulação e aumenta o risco de abortos espontâneos.
A pele é o maior órgão do corpo humano, e a aparência dela tem muito impacto na autoestima e na saúde mental. O cuidado diário com cremes adequados para seu tipo de pele, adicionado a um protetor solar, tem um grande poder de manter a saúde da pele! Beber bastante água, dormir bem, não fumar, beber com moderação e adicionar suplementos que cuidem da pele, são hábitos que farão muita diferença na redução da velocidade do envelhecimento da pele. E tomar sol é importante, mas, esteja atento ao horário de exposição ao sol!
Saúde é um conceito integral, e saúde mental é um aspecto importante. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Se a saúde mental não estiver bem, nada mais estará! Para manter a saúde mental em dia, pratique a autoconsciência. Estar ciente de seus pensamentos e emoções pode te ajudar a identificar problemas de saúde mental e lidar com eles. Manter um grupo de amigos e familiares pode ajudar a se sentir apoiado e reduzir a solidão e o estresse. Encontre formas de lidar com o estresse e a ansiedade, como meditação, ioga, técnicas de respiração ou hobbies. Caso seja necessário, busque ajuda profissional.
O alinhamento deste novo estilo de vida irá trazer impactos muito positivos na autoestima, na qualidade de vida e na saúde geral, inclusive na saúde reprodutiva!