No texto de hoje iremos apresentar em tópicos os aspectos fundamentais sobre os miomas uterinos. Essa patologia, também chamada de fibroma ou leiomioma, atinge entre 50% e 80% das mulheres em idade fértil.
Confira abaixo este conteúdo que produzimos sobre miomas uterinos – 10 fatos que você precisa saber.
1 – Os fibromas são formados pelo tecido conjuntivo fibroso e por células musculares lisas;
2 – O mioma uterino é um tipo de tumor benigno muito comum que se desenvolve no útero de mulheres em idade fértil, principalmente entre 30 e 45 anos;
3 – A maioria dos miomas são assintomáticos, ou seja, não causam nenhum sintoma na paciente;
4 – A imensa maioria dessas lesões se desenvolvem no corpo uterino. Entretanto, em raras ocasiões os miomas podem se manifestar no colo do útero;
5 – Podem atingir todas as partes do útero e a classificação depende da sua localização. Existem três tipos de miomas: submucosos (que crescem na cavidade uterina), intramurais (que se desenvolvem na parte muscular do órgão) e os subserosos (que se manifestam no perimétrio, a camada mais externa do útero);
6 – Mulheres afrodescendentes, nulíparas (que nunca tiveram filhos) e que sofrem de obesidade têm maiores chances de desenvolverem a doença;
7 – Nos casos em que ocorrem sintomas o sangramento uterino anormal é o mais corriqueiro. O aumento do volume abdominal e dores pélvicas são outros sinais recorrentes dos quadros de miomas uterinos. Eles também podem dificultar o êxito das tentantes em engravidar e até causar abortos espontâneos.
8 – O diagnóstico dos leiomiomas geralmente é feito com auxílio do exame pélvico clínico, da ultrassonografia e outros testes de imagem.
9 – O tratamento pode ser feito com administração de medicamentos para controlar os sintomas ou pode ser feita a opção pelo tratamento cirúrgico com a retirada somente do mioma (miomectomia) ou, em casos extremos, pode ser indicada a retirada do útero (histerectomia). Existe a possibilidade de realizar os dois procedimentos por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou cirurgia convencional.
10 – É fundamental ressaltar que a escolha do tratamento depende de múltiplos fatores, como a intensidade dos sintomas, os resultados dos exames, a idade da paciente e seu desejo de engravidar. Em outras palavras, o tratamento dos miomas uterinos deve ser individualizado de acordo com as particularidades de cada caso.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.
A Clínica Ayroza Ribeiro está sempre à disposição para atendê-la e fazer do cuidado com a saúde feminina uma experiência positiva.