É fundamental para a saúde feminina que seja feita, pelo menos uma vez ao ano, uma consulta ao ginecologista.
Pode ser um momento bastante delicado para algumas mulheres, por isso, visando sua segurança e tranquilidade, apresentamos aqui os procedimentos que são considerados adequados durante a consulta.
O primeiro passo é a anamnese, que consiste em uma conversa com a paciente para compreender os motivos que a trouxeram para a consulta e também para conhecer seu histórico de saúde.
Terminada a conversa, o médico precisa explicar todos os procedimentos que serão realizados em seguida. É obrigatório que haja um avental à disposição da paciente para que seja usado durante o exame, pois em nenhuma circunstância a mulher deve ter que ficar totalmente nua.
Em uma consulta de rotina são feitos, geralmente, os seguintes exames: exame clínico das mamas, do abdômen, o papanicolau, o toque vaginal e o exame especular.
É dever do médico explicar tudo que irá fazer, os motivos para tal e pedir a permissão da paciente. Inclusive, as mulheres têm o direito de estarem acompanhadas durante a consulta caso isso lhes faça sentir mais confortáveis.
Também é aconselhável, mesmo não sendo obrigatório, que os médicos contem com uma assistente em seu consultório se, porventura, a paciente estiver desacompanhada. Para tanto, independe se o especialista for homem ou mulher.
O respeito é primordial e deve prevalecer durante toda a consulta e, caso a paciente não se sinta à vontade, deve pedir para que o procedimento seja encerrado.
Os detalhes também importam. O médico deve apresentar-se no início da consulta, sempre chamar a paciente pelo nome e estar com jaleco e consultórios limpos. Essas são práticas de profissionais éticos e responsáveis.
Tenha sempre em mente que o respeito e a confiança pautam o relacionamento entre paciente e ginecologista. Dessa forma, o cuidado com a saúde do seu corpo fica alinhado ao seu bem-estar geral.