Quando pensamos nos sintomas da endometriose, a primeira coisa que vem à mente são as menstruações intensas e dolorosas.
É verdade que a endometriose afeta mais comumente o útero, resultando em fortes cólicas e sangramento durante a menstruação, mas esses não são os únicos sinais a serem observados.
Existem também sintomas incomuns da endometriose e nesse artigo iremos apresentá-los. Confira.
Problemas de bexiga
Se você tem sofrido de problemas urinários, seja por causa de ITU (Infecção do Trato Urinário) ou sentindo necessidade de ir ao banheiro com mais frequência durante a menstruação, pode ser por causa de endometriose aderida à bexiga.
A doença também pode causar dor ao urinar e cólicas na bexiga. Pode acontecer principalmente durante a menstruação, já que geralmente é quando as células endometriais estão mais inflamadas, mas também pode manifestar-se em qualquer outro momento.
Problemas gastrointestinais
Você pode ter ouvido falar da endobarriga, o terrível inchaço que pode acontecer durante a menstruação quando você tem endometriose, mas este não é, de forma alguma, o único sintoma gastrointestinal da doença.
Frequentemente, a endometriose é diagnosticada erroneamente como SII (Síndrome do Intestino Irritável), porque os sintomas podem ser semelhantes. Além do inchaço, você pode sofrer de diarreia, prisão de ventre e náuseas. A endometriose presa ao intestino e ao estômago também pode causar episódios de vômito durante a menstruação.
Dores nas costas
Dor nas costas, especialmente quando ela irradia para uma ou ambas as pernas, também é um potencial sintoma de endometriose.
Como você pode imaginar, a endometriose que cresce na pelve pode ligar-se a muitos nervos dessa área e, por isso, causa dor nas costas. Às vezes, essa dor é diagnosticada erroneamente como inflamação do nervo ciático, mas a culpada pode ser a endometriose.
Dor na parte superior do corpo
Devido à endometriose no diafragma, algumas mulheres podem sentir dor no peito e nos ombros. Em alguns casos, se a endometriose no diafragma for especialmente severa, as pacientes podem até ter dificuldades respiratórias.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico pode ser causado por endometriose intestinal. Muitas vezes ocorre junto a outros sintomas gastrointestinais, mas também manifesta-se por si só.
Por causa disso, os médicos muitas vezes ignoram esse sintoma e prescrevem antiácidos ou uma mudança na dieta.
Embora as alterações alimentares possam ser úteis para o alívio dos sintomas, a causa subjacente deve ser tratada.
Dores de cabeça
A endometriose pode causar um forte desequilíbrio de hormônios que, por sua vez, desencadeiam diferentes tipos de problemas. Um deles são fortes dores de cabeça, especialmente durante a menstruação.
Via de regra, essas dores de cabeça tendem a diminuir ou desaparecer com uso da pílula anticoncepcional, pois ela ajuda a regular os níveis hormonais.
Conclusão sobre os sintomas incomuns da endometriose
Ao olharmos para a lista acima, não é difícil compreender porque alguns casos de endometriose são diagnosticados de forma incorreta.
Todavia, esses aspectos também nos permitem destacar a importância da educação continuada e do compartilhamento de informações entre profissionais da área de saúde e toda a comunidade científica.
Assim, podemos estar cientes desses sintomas incomuns da endometriose e suspeitar da presença da doença caso todos os outros tratamentos não tenham êxito.
Caso você suspeite que tem endometriose e está sofrendo de algum dos sintomas acima, converse com seu médico de confiança e explique suas suspeitas. Às vezes, tudo o que ele precisa, é de um empurrãozinho seu.